O Prêmio Nobel, administrado pela Fundação Nobel, em Estocolmo, é concedido desde 1901. As bases para sua criação foram erguidas em 1895, quando Alfred Nobel – cientista, inventor, autor, empresário e pacifista – destinou em seu testamento grande parte da sua riqueza para o estabelecimento da premiação. Nobel ficou rico por inventar explosivos e, apesar dos protestos da família (que perdeu boa parte da fortuna para a premiação), decidiu deixar o nome registrado na história também por promover o desenvolvimento científico, a cultura e a paz.
Todos os anos, os comitês da premiação enviam convites individuais para diversas instituições acadêmicas e científicas para pedir indicações de candidatos. O prêmio de medicina é o primeiro Nobel a ser concedido a cada ano. Os prêmios por reconhecimento em ciências, literatura e paz foram os primeiros a serem entregues há mais de um século, de acordo com o testamento do inventor da dinamite Alfred Nobel.
O prêmio de Economia foi criado em 1968 pelo Sveriges Riksbank, o banco central sueco, para comemorar o 300º aniversário da instituição Confira, a seguir, quem foram os laureados e quais foram seus feitos premiados pelo Nobel 2013.