O espaço é composto por estrelas e outros astros. E, entre eles, não existe nada? Errado. Segundo a Astronomia, há algo sim nesse enorme "vazio".
Rogério Riffel, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), explica que o espaço entre galáxias e aglomerados de galáxias é chamado de "meio intergaláctico". "A natureza exata do meio intergaláctico não é totalmente conhecida, mas é provável que contenha uma densidade relativamente pequena e seja um gás frio, basicamente hidrogênio".
Segundo Riffel, acredita-se que a maior parte desse gás é extremamente fria, chegando a 2 K (kelvin), o equivalente a -271 °C. "Porém, recentes observações em raios-X sugerem que algumas regiões são extremamente quentes (temperaturas de milhões de kelvins) e ricas em outros elementos", diz o professor.
"O estudo do meio intergaláctico é uma área ativa em pesquisa. Determinar a natureza deste meio é de extrema importância para entendermos como o universo começou, como as galáxias se formam e evoluem", complementa.