Fuvest divulga 1ª chamada nesta segunda-feira; saiba como ver se você foi aprovado
Provas da 2ª fase foram realizadas em dezembro do ano passado
A Fuvest divulga hoje a lista de aprovados na 1ª chamada do vestibular de 2024 para a Universidade de São Paulo. A data para pré-matricula é entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro. A segunda chamada será divulgada em 14 de fevereiro.
A Fuvest divulgou nesta segunda-feira, 22, a lista de aprovados na primeira chamada do vestibular de 2024. A lista pode ser acessada pelo site da Fuvest e será aberta a todos, ou seja, não é necessário fazer login para conferir.
Para este ano, a Universidade de São Paulo oferece 8.147 vagas, distribuídas entre ampla concorrência, egressos de escola pública e pessoas que estudaram em escolas públicas e se declaram pretas, pardas e indígenas. Medicina ocupa os três primeiros lugares entre os cursos mais disputados: em São Paulo, em Ribeirão Preto e em Bauru, respectivamente.
Os candidatos que estiverem na relação poderão realizar o processo de pré-matrícula virtual na USP entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro. A lista para segunda chamada será divulgada no dia 14 de fevereiro, e os estudantes terão os dias 15 e 16 do mesmo mês para a pré-matrícula. O início do período da Lista de Espera começará no dia 26 de fevereiro.
Fuvest 2024
As provas da segunda fase do vestibular aconteceram nos dias 17 e 18 de dezembro do ano passado. Foram convocados para os dois dias de provas 30.788 candidatos.
O tema da redação foi "Educação básica e formação profissional: entre a multitarefa e a reflexão". Para pautar o tema da redação, a Fuvest usou como base imagens de obras de arte e postagens de redes sociais, além de textos com trechos de autores como o filósofo Byung-Chul Han (Sociedade do Cansaço) e o sociólogo Domenico de Masi (O Ócio Criativo), abordando o tema "sob perspectivas sociais, antropológicas, filosóficas e pedagógicas". Também foram expostas pesquisas da Faculdade de Educação da USP (FEUSP).
A professora Maria Aparecida Custódio, do Curso e Colégio Objetivo, afirmou que, para a redação, os vestibulandos poderiam utilizar da própria experiência para discutir e se posicionar sobre o que seria mais importante na educação básica: "Se ela de fato prepara para o futuro profissional ou se exige demais do estudante, não tendo tempo para a reflexão".