PUBLICIDADE

Mundo

Surto de pneumonia na China pode estar ligado a novo tipo de vírus, diz OMS

8 jan 2020 - 20h32
Compartilhar
Exibir comentários

Um amontoado de mais de 50 casos de pneumonia na cidade chinesa de Wuhan pode ser consequência de um novo membro emergente da família de vírus que causou os surtos mortais de Sars e Mers, afirmou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira.

Logo da Organização Mundial da Saúde na sede da entidade em Genebra
22/11/2017 REUTERS/Denis Balibouse
Logo da Organização Mundial da Saúde na sede da entidade em Genebra 22/11/2017 REUTERS/Denis Balibouse
Foto: Reuters

Embora a agência de saúde da Organização das Nações Unidas tenha dito que precisa de informações mais abrangentes para confirmar com precisão o tipo de patógeno que causa as infecções, ela afirmou que um novo coronavírus é uma possibilidade.

Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar infecções que variam de resfriado comum à Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars). Alguns tipos de vírus causam doenças menos graves, enquanto outros - como o que causa a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers) - são muito mais graves.

"As informações iniciais sobre os casos de pneumonia em Wuhan apontaram um coronavírus como um possível patógeno que causa esse agregado de casos", afirmou a OMS em comunicado.

A agência da ONU acrescentou que, já que as autoridades chinesas realizaram testes de laboratório e eliminaram Sars e Mers como possíveis causas, bem como gripe, gripe aviária, adenovírus e outros patógenos respiratórios comuns, "portanto, um novo coronavírus não pode ser descartado".

O surto de pneumonia começou no mês passado e 59 casos foram relatados pelas autoridades chinesas até domingo.

A OMS observou que os coronavírus surgem periodicamente, como aconteceu em 2002 com a Sars e em 2012 com a Mers.

Segundo as autoridades chinesas, o vírus por trás dos casos de Wuhan pode causar doenças graves em alguns pacientes e não parece passar facilmente de pessoa para pessoa, acrescentou a OMS.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade