Santa Catarina em alerta para deslizamentos e inundações
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, todas as regiões do estado já apresentam solo encharcado e ocorrências pontuais de movimentação de massa
Com o grande volume de chuva que já caiu sobre Santa Catarina nos últimos dias e a previsão de mais chuva forte para o começo do feriado prolongado de 12 de outubro, a Defesa Civil de Santa Catarina alerta para o risco de deslizamentos e de inundações em diversas áreas do estado.
Apenas nos 10 primeiros dias de outubro de 2023, uma grande parte do estado de Santa Catarina já recebeu mais de 150 mm de chuva. No litoral, no extremo sul, em áreas da serra catarinense e no Vale do Itajaí choveu cerca de 250 mm, pela medição do Instituto nacional de meteorologia e outros órgãos oficiais de monitoramento meteorológico.
O mapa do Inmet mostra o acumulado de chuva no Brasil de 1 a 10 de outubro de 2023, com destaque para os grandes volumes sobre a Região Sul, que ultrapassam os 200 mm em locais dos três estados.
Fonte: INMET
Neste mapa é possível ver a média de chuva normal para outubro, de acordo com cálculos do Inmet para o períodos de 30 anos, de 1991 a 2020.
Foto: Climatologia de precipitação
Alerta para deslizamentos e inundações
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, todas as regiões do estado já apresentam solo encharcado e ocorrências pontuais de movimentação de massa.
As regiões de Planalto e em todo o Vale do Itajaí estão em alerta para deslizamentos.
A recomendação da Defesa Civil é que a população fique atenta aos sinais de rachaduras em paredes e encostas, inclinação de postes, árvores e muros e água vertendo do solo.
Com a previsão de chuvas intensas e volumosas nas próximas 48 horas (até a noite do dia 12 de outubro) e considerando os níveis elevados dos rios e o solo encharcado, o risco de ocorrências de alagamentos, enxurradas e inundações é alto a muito alto.
Foto: Getty Images
Áreas com risco hidrológico
Risco MUITO ALTO para inundações: Vale do Itajaí, Planalto Norte, Planalto Sul e Litoral Sul
Risco ALTO para inundações: Grande Florianópolis, Litoral Norte, Meio Oeste (principalmente Bacia do Rio do Peixe) e áreas do Extremo Oeste que fazem divisa com o Rio Uruguai.
Risco ALTO para enxurradas: Vale do Itajaí, Planalto Norte, Planalto Sul, Grande Florianópolis, Litoral Norte, Meio Oeste, Oeste e Extremo Oeste.