Google Fotos identifica pessoas negras como 'gorilas'
Site pediu desculpas por erro em algoritmo
O Google pediu desculpas nesta quarta-feira (01) por sua plataforma "Fotos" ter etiquetado uma imagem de dois negros como "gorilas". O erro aconteceu com as fotos do programador norte-americano Jacky Alciné, que rapidamente utilizou o Twitter para mostrar toda a sua indignação. "Google Fotos, minha amiga não é um gorila", postou o jovem que ainda questionou "que tipo de dados de amostras de imagens coletadas resultaria nisso?".
Siga o Terra Notícias no Twitter
Menos de 30 minutos depois da postagem, o chefe de arquitetura social da empresa, Yonatan Zunger, também usou o Twitter para se desculpar e consertar o problema. "Falo em nome do Google+ aqui. Não, não é dessa forma que você determina o seu público alvo. Isso está 100% errado", disse Zunger. Ele pediu as senhas de acesso de Alciné para atualizar e consertar o programa.
Essa não é a primeira vez que a gigante de tecnologia se envolve em problemas por causa do "Fotos", que através de algoritmos organiza fotos similares em pastas únicas e não tem limite de imagens". Segundo o próprio Zunger, o sistema apresentou problemas "com pessoas de todas as cores" sendo tachadas como cachorros ou cães de estimação sendo etiquetados como cavalos.