Prêmio de príncipe William consagra startup brasileira como referência mundial em reflorestamento
Com shows de Anitta, Gilberto Gil e Seu Jorge, cerimônia no Rio celebrou a sustentabilidade global
A startup brasileira re.green venceu o Earthshot Prize 2025 na categoria "Proteção da Natureza", recebendo cerca de R$ 7 milhões, em um evento no Rio de Janeiro que celebrou a sustentabilidade global.
A startup brasileira re.green, especializada em restauração florestal, foi a grande vencedora do Earthshot 2025 na categoria que destaca a “proteção da natureza”. Como prêmio, a companhia faturou aproximadamente R$ 7 milhões. O Earthshot Prize foi criado em 2020 pelo príncipe William. Considerado o Oscar do meio ambiente, essa foi a primeira vez que o evento aconteceu na América Latina.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Após a cerimônia, Thiago Picolo, CEO da startup, falou sobre a importância do reconhecimento e como pretende utilizar os recursos da premiação. “A gente pretende investir em atividades de pesquisa e desenvolvimento, que nos permitam fazer com mais eficiência e aumentar a escala”, disse.
Thiago também acrescentou que, a partir do prêmio, pretende abrir diálogos com bancos e fundos de investimentos a fim de ampliar a atuação da empresa. “O conhecimento nós já temos”, observou.
Vencedora na premiação, a re-greeen acaba de firmar uma parceria inédita com a Vivo para restaurar e regenerar uma longa faixa da floresta Amazônica, na área conhecida como Mosaico Gurupi–Turiaçu, corredor ecológico entre o oeste do Maranhão e o leste do Pará. O projeto, chamado Floresta Futuro Vivo, vai durar 30 anos e reflorestará uma área de 800 hectares, o equivalente a 740 estádios de futebol.
Ao todo, espera-se o plantio e conservação de 900 mil árvores de espécies nativas, bem como a restauração do ecossistema tendo como consequência também a reconstituição dos fluxos hídricos naturais e o retorno gradual da biodiversidade, com beneficio de espécies de animais ameaçadas.
Famosos e discursos sobre sustentabilidade
A noite foi marcada por um clima festivo. Logo na entrada da celebração, a bateria da Beija-Flor recepcionoi os convidados com muito samba no pé. Em um dueto, Anitta e Gilberto Gil interpretaram a clássica canção Garota de Ipanema.
Houve também participações musicais de Seu Jorge, do músico canadense Shawn Mendes e da australiana Kylie Minogue. Todos eles animaram o público presente na arena montada no Museu do Amanhã, na zona portuária do Rio.
Sabrina Sato, a jornalista Fátima Bernardes, o casal Klebber Toledo e Camila Queiroz e a deputada Marina Silva também prestigiaram o evento do herdeiro do trono britânico. O príncipe William, inclusive, durante seu discurso arriscou um “obrigado” em português. Luciano Huck, responsável por comandar a cerimônia, falou a maior parte do tempo em inglês e afirmou que a “ciência já é capaz de provar a mudança climática e, por isso, atitudes precisam ser tomadas”.
Confira abaixo todas as iniciativas vencedoras do Earthshot Prize 2025:
- Categoria Proteger e Restaurar a Natureza:
Vencedora: Re.green - Brasil
- Categoria Limpe o Nosso Ar
Vencedora: Cidade de Bogotá - Colômbia
- Categoria Revitalizar Nossos Oceanos
Vencedor: Tratado do Alto Mar - Países Baixos
- Categoria Construir um Mundo sem Desperdício
Vencedor: Semana de Moda de Lagos - Nigéria
- Categoria Conserte o Nosso Clima
Vencedor: Friendaship - Bangladesh
