Lipoaspiração: confira o que você precisa saber antes de fazer

Stéfanie Privado - Terra

A lipoaspiração é a segunda cirurgia plástica mais realizada no Brasil — fica atrás somente do implante de silicone nas mamas. Das 700 mil plásticas estéticas feitas anualmente no País, 140 mil são lipoaspiração. Por isso, a atenção a seus procedimentos de segurança não pode ser ignorada. Hoje, clínicas de estética brasileiras já oferecem lipoaspirações que podem ser realizadas até mesmo em consultório, sem necessidade da presença do anestesista, o que é indispensável para um procedimento seguro. Por isso, para evitar qualquer tipo de risco e, principalmente, proteger-se, o paciente deve ter consciência do que é preciso levar em consideração antes de se submeter a um procedimento como esse.

Para ajudar você a se proteger dos possíveis riscos de uma escolha errada, o Terra conversou com o cirurgião plástico Rodrigo Mangaravite, membro da Sociedade Brasileira da Cirurgia Plástica (SBCP) e da International Society of Aestetic Plastic Surgery.

Autor do livro O Que a Cirurgia Plástica Pode Fazer Por Você e professor da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, o médico afirmou que, antes de realizar o procedimento, é preciso ter muitos cuidados para garantir um resultado seguro e satisfatório ao final da operação. “É importante que o paciente procure se informar sobre seu médico”, disse o cirurgião. “Consultar se o profissional é registrado no Conselho Regional de Medicina (instituição que registra todos os profissionais de saúde) é primordial para conferir o histórico do médico”, orientou.

Confira 10 dicas sugeridas pelo médico para garantir uma cirurgia segura e satisfatória.