Quem é o 1º presidente abertamente gay a comandar um país no mundo?

Paolo Rondelli foi eleito em abril do ano passado em uma das menores e mais antigas repúblicas existentes

Foto: Reprodução/Facebook

San Marino

Em abril do ano passado, San Marino, uma das menores e mais antigas repúblicas do mundo, elegeu o primeiro homem abertamente gay a comandar um país. Mas quem é o político Paolo Rondelli, que se tornou um dos ‘capitães regentes’ do país no nordeste da Itália?

Foto: Reprodução/Facebook

Capitão regente

Rondelli, 58, é defensor dos direitos LGBTQIA+ e foi eleito para ocupar o cargo de ‘capitão regente’ ao lado de Oscar Mina, de 63 anos. O cargo, com duração de seis meses, é ocupado em duplas escolhidas entre 60 membros do Parlamento local, com mandato até 1º de abril ou 1º de outubro.

Foto: Reprodução/Facebook

Ativismo

Rondelli, que é um político de esquerda, já foi embaixador nos Estados Unidos e dirigente da Arcigay, ONG italiana de defesa dos direitos da comunidade LGBTQIA+, na província de Rimini, vizinha a San Marino.

Foto: Reprodução/Facebook

Carreira

Para além do seu ativismo, o ex ‘capitão regente’ também possui uma série de conhecimentos, já que estudou engenharia química, ciência e tecnologia ambiental, jornalismo e letras. Sua carreira política iniciou em 2006, quando se tornou Representante Especial do Presidente do Comitê de Ministros da Sérvia e Montenegro no Conselho da Europa.

Foto: Reprodução/Facebook

Dia histórico

Até agora, alguns países já tiveram chefes de governo homossexuais, como Islândia e Luxemburgo, mas nunca um chefe de Estado. “É um dia histórico, que me enche de alegria e orgulho, porque Paolo Rondelli será o primeiro chefe de Estado pertencente à comunidade LGBT+", disse Monica Cirinnà, senadora italiana e ativista LGBTQIA+ na época em Rondelli foi eleito.

Foto: Reprodução/Facebook

Gente da gente

Apesar da seriedade associada à vida política, Rondelli é ativo nas redes sociais e frequentemente compartilha momentos distantes do seu ofício em praias, peças de teatro e ao lado de amigos.

Foto: Reprodução/Facebook

Vida de trisal: “Seis mãos para fazer carinho e esquentar a cama”

Paula e Thainara namoravam há 6 anos, quando se apaixonaram por Giovanna

Foto: Reprodução/Instagram/@emtrisal