A época da exploração comercial do espaço já começou. Com a chegada de iniciativas privadas ambicionando oferecer passeios turísticos a objetos espaciais, como a Lua, por exemplo, a agência espacial dos Estados Unidos entendeu que, para se adequar aos novos tempos, precisaria entrar nessa onda, também, mesmo sem deixar a exploração científica de lado. E 2018 será marcado pelo lançamento da primeira missão comercial da NASA, sendo que as espaçonaves com este destino estão em sua fase final de desenvolvimento.
Está previsto para agosto deste ano o lançamento da primeira missão da NASA como parte de seu programa de voos comerciais, contando com a Boeing e a Space Exploration Corporation para tal. Essas naves transportarão astronautas para a Estação Espacial Internacional no estágio final dos testes, antes da abertura do programa de fato.
Além da Boeing, a SpaceX, de Elon Musk, também está envolvida. As empresas ficarão responsáveis por coisas como testar paraquedas, simulação de voos, mecanismos de abortar comandos, trajes espaciais, avaliação de equipes, controle de voo e saídas de emergência. A cápsula CST-100 Starliner, da Boeing, é capaz de transportar uma equipe de sete pessoas além de cargas para o espaço, enquanto a Dragon, da SpaceX, também carrega pessoas e suprimentos, e será enviada por um foguete Falcon 9.
De acordo com a NASA, que ficará responsável por supervisionar a coisa toda, as primeiras missões não tripuladas para viabilizar o início da exploração comercial do espaço começarão em agosto, com as missões tripuladas previstas para serem lançadas em novembro e dezembro.