40% dos brasileiros já sofreram algum tipo de golpe, diz estudo do Serasa

Pesquisa ouviu mais de 800 pessoas; fraudes mais comuns envolvem cartão de crédito, pix e phishing

5 ago 2024 - 11h45
Foto: Banda B

Um estudo inédito da Serasa Experian revelou um cenário importante na cibersegurança do Brasil: cerca de 40% dos brasileiros já foram vítimas de algum tipo de fraude.

A análise, que ouviu mais de 800 pessoas, aponta para uma crescente preocupação com a segurança digital e a necessidade de maior conscientização sobre os riscos presentes no ambiente online. 

Publicidade

"Os resultados da pesquisa evidenciam a importância da segurança digital para os consumidores brasileiros", afirma Caio Rocha, Diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian. "As empresas precisam investir em tecnologias e práticas que garantam a proteção dos dados dos seus clientes e construam relações de confiança."

Golpes mais comuns

O estudo também revelou que os golpes mais comuns envolvem o uso indevido de cartões de crédito (39%), seguido por fraudes financeira, boleto falso e pix (32%). 

Phishing, que é um ataque que tenta roubar o dinheiro ou a identidade, foi responsável por 21% dos golpes. 

De acordo com os resultados, 21% dos estrevistados declararam que já emprestaram seus dados pessoais para terceiros, seja para fazer uma compra on-line, abrir uma conta em banco ou conseguir empréstimo.

Publicidade

Desses, 14% disseram que já tiveram seus documentos físicos roubados ou perdidos, dos quais 4% foram usados em fraudes. 

“Emprestar dados a terceiros é uma atitude alarmante e destaca a necessidade de uma conscientização maior sobre os riscos associados a essa prática", alerta Rocha.

Segundo ele, as instituições devem implementar medidas robustas de segurança e autenticação, "mas é essencial que os usuários entendam os riscos dessa conduta e as melhores práticas para proteger suas identidades on-line e off-line", disse.

Como se proteger

Por um lado, a internet oferece uma infinidade de oportunidades. Por outro, se tornou um terreno fértil para golpistas. Para se proteger, é fundamental manter-se alerta e adotar medidas preventivas.

  • Desconfie de e-mails e mensagens não solicitadas que peçam informações pessoais ou financeiras;
  • Evite clicar em links desconhecidos, especialmente em e-mails, e tenha cuidado com ofertas que parecem boas demais para ser verdade;
  • Utilize senhas fortes e únicas para cada conta, mantenha seus softwares e aplicativos atualizados e ative a autenticação de dois fatores sempre que possível.
Fonte: Redação Byte
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se