Desde o dia 2 de dezembro, todos os 5.570 municípios brasileiros passaram a estar aptos a receber a tecnologia 5G standalone, que promete melhorar a conectividade nacional. Essa versão da quinta geração de redes móveis proporciona maior velocidade, baixa latência e abre portas para aplicações inovadoras nos setores da indústria, comércio, agricultura e saúde.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora da Faixa (EAF) concluíram a liberação da faixa de 3,5 GHz, essencial para a operação do 5G standalone, 14 meses antes do prazo original.
Próximos passos e desafios
Embora todos os municípios estejam liberados para receber o 5G, a ativação das redes ainda depende do cronograma de cada operadora. Atualmente, 770 cidades já contam com a tecnologia em operação, beneficiando cerca de 35 milhões de pessoas com velocidades médias superiores a 300 Mbps.
Para verificar a disponibilidade da tecnologia, é possível consultar painéis de dados da Anatel, que também trazem informações sobre estações licenciadas e aparelhos celulares certificados para uso de 5G.
Confira nos links abaixo:
- As cidades que já contam com a tecnologia;
- Os aparelhos celulares compatíveis com o 5G;
- As estações licenciadas.