80% da Geração Z deixa de usar apps devido à privacidade, diz pesquisa

Pesquisa realizada em países da América Latina pontua que muitos usuários jovens se preocupam em como seus dados são usados por big techs

15 jul 2024 - 16h30
Foto: Divulgação/Luzia

Uma pesquisa realizada pela Luzia, assistente de inteligência artificial (IA) do Brasil, mostra que 81% dos usuários Geração Z param de usar aplicativos por conta de preocupações com privacidade

Além disso, 72% dos entrevistados expressaram preocupações a respeito da forma que as companhias de tecnologia usam suas informações sem consentimento, especialmente para treinamento de IA.

Publicidade

A empresa do modelo de IA entrevistou mil pessoas em toda América Latina e sugere que há uma preocupação crescente entre os jovens quando se trata de controle sobre dados pessoais.

Os usuários foram convidados dentro da própria plataforma da Luzia para participar, que teve como foco o comportamento da Geração Z, sendo 51,45% de usuários entre 13 e 17 anos; 14,48% entre 18 e 24 anos e 34,07% entre 25 e 30 anos.

Os resultado da pesquisa indicaram que:

  • 74% não sabe que determinadas big techs de redes sociais usam seus dados para treinar modelos de AI;
  • 60% não autorizaria o uso de dados para treinamento dos modelos, caso solicitado;
  • 81% teriam deixado de usar aplicativos por preocupações com privacidade;
  • 72% dizem preocupados pela falta de controle sobre como seus dados são utilizados;
  • 61% estariam dispostos a utilizar outras plataformas se oferecessem melhor privacidade de dados.

A pesquisa realizada pela empresa se encaixa em um momento em que a plataforma está reforçando seu compromisso com a proteção da privacidade dos usuários.

Publicidade

Conheça a LuzIA - Inteligência Artificial do Whatsapp Conheça a LuzIA - Inteligência Artificial do Whatsapp

Antes, era possível acessar a assistente de IA pelo WhatsApp e Telegram, mas recentemente migrou para um aplicativo próprio, disponível para iOS e Android. A plataforma tem recursos educacionais para ajudar usuários, como matemática, com resolução de problemas complexos por meio de imagens, leitor de documentos, criação de imagem exclusiva a partir de uma descrição e reconhecimento de imagem, além de transcrição e tradução de áudio.

Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações