A China esquecerá de uma vez por todas os EUA: em 2025 terá seu primeiro chip RISC-V de código aberto pronto

24 mar 2025 - 14h32
(atualizado em 25/3/2025 às 15h23)
Foto: Xataka

Em meio às crescentes tensões com os Estados Unidos devido às restrições no setor de tecnologia, a China se comprometeu a desenvolver o "Linux dos processadores", segundo informações do South China Morning Post. Trata-se do XiangShan, um chip baseado na arquitetura de código aberto RISC-V, que visa fortalecer a independência chinesa no setor de semicondutores.

De acordo com Bao Yungang, subdiretor do Instituto de Tecnologia Informática da Academia Chinesa de Ciências, o XiangShan estará pronto em 2025. O projeto busca desenvolver processadores de alto desempenho, desafiando a visão tradicional de que tecnologias de código aberto oferecem menor qualidade.

Publicidade

China aposta no código aberto para liderar o setor de chips

O processador XiangShan foi recentemente apresentado na conferência Hot Chips 2024, em Silicon Valley. Durante o evento, a equipe de pesquisa da Academia Chinesa de Ciências (CAS) declarou que o objetivo do projeto é se tornar o "Linux dos processadores". O XiangShan faz parte dos esforços da China para adotar a arquitetura RISC-V, que permite a personalização de chips sem depender de tecnologias estrangeiras.

Grandes empresas chinesas, como a unidade de design de chips T-Head, da Alibaba, já estão explorando essa tecnologia. Em 2023, a T-Head lançou um circuito integrado de controlador baseado em RISC-V e planeja implementar a tecnologia inicialmente nos centros de dados da Alibaba Cloud.

O projeto XiangShan ganhou notoriedade internacional após o engenheiro de...

Veja mais

Publicidade

Matérias relacionadas

Quanto dinheiro Elon Musk tem: como é distribuída a fortuna do homem que planeja colonizar Marte a partir de uma rede social

Bill Gates e outros bilionários estão aderindo a uma tendência: não deixar tudo como herança para os filhos

Quais países têm armas nucleares e quantas cada um tem, resumido em um gráfico eloquente

É um dos filmes de aventura e ficção científica mais curiosos e inclassificáveis dos últimos anos e está no Prime Video

A geração Y está desistindo do sonho de trabalho duro e grandes salários: eles aceitam menos salários em troca de uma vida melhor

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se