Nos últimos anos, tem ocorrido uma situação que ninguém previu: a proliferação de lojas de produtos russos em cidades de toda a China, gerando grande interesse entre os consumidores. Esses estabelecimentos, facilmente reconhecíveis pelos seus letreiros em cirílico, pela música tradicional russa e/ou pela exibição de produtos emblemáticos, como as bonecas matrioshka, oferecem uma variedade de produtos: desde salsichas da Rússia até chocolates, mel, vodka e doces de durião (uma fruta tropical).
Assim, com lemas como "produtos hardcore" e uma estética em azul e branco, as lojas buscam evocar a essência de Moscou. No entanto, como veremos, por trás dessa fachada, muitas delas são mais chinesas do que aparentam.
Os números
Esse auge coincide com um aumento nos laços comerciais entre China e Rússia, impulsionado pelas sanções ocidentais a Moscou após sua invasão à Ucrânia, as mesmas que levaram os pecuaristas russos a este país asiático.
O comércio bilateral atingiu níveis históricos em 2022 e 2023 e os consumidores chineses responderam com entusiasmo, vendo esses produtos como uma forma de demonstrar solidariedade com a Rússia. De acordo com os dados do registro empresarial Qichacha, em janeiro de 2025, havia 3.555 empresas registradas na China dedicadas ao comércio de produtos russos, com 696 e 894 novas empresas registradas em 2023 e 2024, respectivamente.
Não são russas, são chinesas
Claro, esse boom também levantou suspeitas. De fato, o crescimento está enfrentando um ...
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