A ciência agora tem mais dados sobre a origem de um monte de água a 100 km de profundidade

30 mar 2025 - 19h26
(atualizado em 31/3/2025 às 19h34)
Foto: Xataka

Abaixo da superfície do nosso planeta, a mais de 100 quilômetros de profundidade, há um tipo de água que ficou presa por milhões de anos na litosfera, ou seja, na superfície e camada rígida da Terra. Isso é conhecido como água litosférica e acredita-se que já tenha sido isolada do ciclo hidrológico da Terra.

Pesquisadores da Universidade de Tsukuba analisaram os átomos de hidrogênio e oxigênio em suas moléculas. O estudo, publicado no Journal of Hydrology, revelou que esse tipo de água presa por milênios segue trajetórias evolutivas únicas.

Publicidade

A evolução da água

Usando modelos numéricos sofisticados, os cientistas rastrearam a evolução dos isótopos de hidrogênio e oxigênio em fontes termais no centro do Japão. Eles descobriram que diferentes tipos de água litosférica, como salmouras em campos de petróleo, vapor de vulcões terrestres ou água presa em vulcões subaquáticos, têm uma história comum relacionada à atividade geológica.

De acordo com os resultados, essa água ficou confinada na litosfera por um período entre 1,5 e 5 milhões de anos. Conforme o Meteored, a equipe desenvolveu uma técnica que elimina os efeitos da contaminação da água meteórica a partir de dados isotópicos de fontes naturais. Graças a isso, eles conseguiram calcular a composição das águas em vários spas e compará-la com a de fontes termais naturais.

O estudo também aponta que a distribuição dessas águas pode ser dividida em três grupos principais com base em sua evolução isotópica. Algumas são ...

Veja mais

Publicidade

Matérias relacionadas

Não é que Elon Musk tenha conseguido introduzir sua influência na NASA; é que entrou de forma devastadora

Rio2C 2025, evento de criatividade, traz como foco "busca obsessiva pela perfeição em um mundo cada vez mais tecnológico"

Em 1956, os EUA publicaram dois mapas mostrando a contaminação por bombas atômicas; e eles foram fundamentais para espionar o inimigo

China se prepara para o pior cenário: teme que a UE impeça a TSMC de entregar chips para carros e smartphones

Em 1985, a Áustria descobriu como vender mais vinho para a Alemanha; o problema: quase acabou com a indústria e seus clientes

TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações