A nova loja da Amazon que vende tudo a menos de US$ 20 para desbancar Shein e Temu

O Haul marca a esperada incursão da Amazon na venda de produtos mais baratos com prazos de entrega mais longos — um modelo de negócios que estimulou a ascensão de Temu e Shein.

14 nov 2024 - 15h38
A incursão da Amazon neste mercado já era esperada
A incursão da Amazon neste mercado já era esperada
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

A Amazon lançou o Haul, um novo serviço de compras que limita o preço dos produtos à venda a no máximo US$ 20 (R$ 116) em um esforço para enfrentar os varejistas de baixo custo Temu e Shein.

A gigante das compras online lançou o Haul apenas para celulares. A plataforma está disponível em seu aplicativo para clientes dos Estados Unidos desde quarta-feira (13/11).

Publicidade

O anúncio afirma que os consumidores podem esperar "preços absurdamente baixos" nos produtos vendidos na Haul e que "vale a pena esperar" até duas semanas pela entrega.

Os rivais chineses da Amazon registaram um rápido crescimento nos últimos anos, mas também enfrentaram críticas sobre o impacto ambiental de fabricar e enviar produtos cada vez mais baratos.

"Temu e Shein lidaram com críticas por se aproveitarem de brechas de importação e por produzirem muito lixo e serem ambientalmente irresponsáveis", disse Sucharita Kodali, analista de varejo da consultoria Forrester, à BBC News.

"Este esforço parece ter os mesmos desafios", disse ela sobre a Haul.

Publicidade

A plataforma marca a esperada incursão da Amazon na venda de produtos mais baratos com prazos de entrega mais longos — um modelo de negócios que estimulou a ascensão de Temu e Shein.

Mas autoridades de todo o mundo mostram-se cada vez mais cautelosas quanto ao surgimento de plataformas que vendem bens produzidos em massa a preços de custo muito baixos.

A Comissão Europeia também lançou abriu um processo contra Temu em outubro sob a alegação de que a empresa não esteja a conseguir impedir a venda de produtos ilegais em sua plataforma

O que é o Haul

A Amazon tornou os preços baixos um elemento central de sua oferta com o Haul.

Além do preço máximo de US$ 20, a maioria custaria menos de US$ 10 (R$ 58).

Publicidade

No comunicado, a empresa deu como exemplo de suas ofertas um conjunto de trÊs lâminas de barbear e um "conjunto elegante de colar, pulseira e brinco" disponíveis por pouco menos de US$ 3 (R$ 17).

A entrega será gratuita para pedidos de US$ 25 (R$ 145) ou mais, com entrega dentro de uma a duas semanas.

"Encontrar ótimos produtos a preços muito baixos é importante para os clientes, e continuamos a explorar maneiras de trabalhar com nossos parceiros de vendas para que possam oferecer produtos a preços baixíssimos", disse Dharmesh Mehta, vice-presidente de parceiros de vendas mundiais da Amazon.

A empresa afirma que todos os produtos vendidos pelo Haul terão garantia e que a compra será segurança.

Mehta disse que ainda é "o começo" da nova plataforma e que a avaliação dos clientes será ouvida para "refiná-la e expandi-la nas próximas semanas e meses".

Kodali acrescentou que o projeto apresenta riscos para a Amazon, porque há sinais de que os consumidores estão se "cansando de produtos de baixa qualidade e entregas lentas".

Publicidade

Se os produtos forem decepcionantes para os compradores e não derem lucro para a Amazon, "não espero que o Haul exista por muito tempo".

BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se