Ação da chinesa Alibaba salta 38% em estreia em NY

19 set 2014 - 20h17

As ações da gigante chinesa de comércio eletrônico Alibaba dispararam em seu primeiro dia de negociação nesta sexta-feira, com investidores aproveitando a chance para entrar no que deve ser a maior oferta inicial de ações (IPO) da história e para lucrar com a crescente classe média na China.

Foi uma estreia auspiciosa para a empresa que já responde por 80 por cento das vendas online na China e foi fundada por Jack Ma em seu apartamento em 1999.

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Cerca de 100 pessoas se reuniram em frente à Bolsa de Nova York, muitos deles turistas chineses com câmeras, que comemoraram quando Ma saiu do prédio da bolsa ao lado do astro de filmes de ação Jet Li.

A ação da Alibaba abriu a 92,70 dólares e rapidamente subiu para 99,70 dólares, antes de reduzir os ganhos e fechar o dia a 93,89 dólares. Mais de 271 milhões de ações mudaram de mãos durante o pregão, mais do que o dobro do primeiro dia do Twitter no ano passado, apesar de ainda ficar abaixo, em termos de volume, dos IPOs de General Motors e do Facebook.

"É o evento mais esperado que eu já vi na minha carreira de 20 anos na bolsa de Nova York. Acho que o movimento de hoje é sustentável: a empresa é rentável, ao contrário de alguns de seus concorrentes, e é uma maneira de os investidores aproveitarem o crescimento chinês", disse o sócio da J. Streicher & Co, que opera na bolsa norte-americana, Mark Otto.

A precificação do IPO na quinta-feira inicialmente levantou 21,8 bilhões de dólares para a Alibaba. O diretor de listagem de negócios globais da bolsa de Nova York, Scott Cutler, disse à rede de TV norte-americana CNBC que seria exercida a opção de colocação de 48 milhões de ações adicionais, elevando o tamanho da operação para cerca de 25 bilhões de dólares, o que seria a maior oferta pública inicial da história.

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Mas uma fonte próxima ao tema disse que os coordenadores da oferta tomariam a decisão final nas próximas duas semanas, com base no desempenho das ações nos próximos pregões.

A Alibaba é quase desconhecida para a maioria dos norte-americanos, mas é onipresente na China e também tem operações no Brasil. A empresa lucrou 3,7 bilhões de dólares nos 12 meses findos em 31 de março, um aumento de cerca de 2 bilhões de dólares ante o período anterior.

Com base no preço de fechamento das ações da empresa nesta sexta-feira, a Alibaba assumiu um valor de mercado de 231 bilhões de dólares, excedendo a capitalização combinada de Amazon e eBay , as duas líderes do comércio eletrônico nos Estados Unidos.

A Alibaba é avaliada em 39 vezes seu lucro estimado por ação para o atual ano fiscal, que se encerra em março. Isso está em linha com a avaliação do Facebook de 39 vezes o lucro, mas longe da avaliação elevada da Amazon, com múltiplo de 264 vezes, de acordo com dados da Thomson Reuters StarMine.

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PÃO DE AÇÚCAR

O sucesso no IPO do Alibaba pode também beneficiar o plano de abertura de capital da Cnova, empresa que reúne operações de varejo online do Grupo Pão de Açúcar (GPA) e de seu controlador francês Casino.

A avaliação é de fontes do mercado financeiro, algumas com conhecimento direto da operação, além de especialistas em comércio eletrônico consultados pela Reuters às vésperas da precificação do IPO da Alibaba.

Segundo duas fontes do mercado financeiro familiarizadas com os planos da Cnova, o IPO da empresa na Nasdaq deve ser feito entre o fim deste ano e início de 2015.

"O momento não poderia ser melhor", disse uma das fontes, que falou sob condição de anonimato, explicando que a oferta da Alibaba aumentará as referências de valor para o setor, dando parâmetros para o cálculo do IPO de Cnova, movimento que já tinha ganhado força com a listagem da também chinesa JD.com nos EUA, em maio.

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