Acesso sem inscrição transforma ChatGPT em site de busca?

ChatGPT sem inscrição mira em competir com Google, permitindo acesso imediato e buscando atrair mais usuários e assinantes

5 abr 2024 - 06h00
Resumo
ChatGPT sem inscrição mira em competir com Google, permitindo acesso imediato e buscando atrair mais usuários e assinantes.
Foto: Reprodução

Agora, o ChatGPT pode ser usado sem necessidade de inscrição. Ou seja, basta entrar no link chat.openai.com para ter acesso imediato e interagir com a ferramenta da OpenAI. A novidade foi anunciada na última segunda-feira, 1º de abril, e não é mentira. “Estamos implementando isso gradualmente, com o objetivo de tornar a IA acessível a qualquer pessoa curiosa sobre suas capacidades”.

Confira os principais pontos da novidade:

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  • • Usuários podem começar a usar o ChatGPT sem criar uma conta.
  • • O feedback dos usuários pode ser usado para melhorar os modelos de IA. Há uma opção para desativar essa contribuição nas configurações.
  • • Informações sobre como o conteúdo é usado para treinar modelos e as escolhas disponíveis podem ser encontradas na Central de Ajuda.
  • • Foram introduzidas medidas adicionais para prevenir o uso indevido em várias categorias de conteúdo.

A ideia parece uma estratégia com potencial para atrair novos usuários, em especial aqueles que possam estar reticentes em fornecer seu e-mail para acessar o ChatGPT ou mesmo não pretende ter um uso recorrente da ferramenta. Pode ser uma ótima ação para ajudar resolver o desafio mercadológico de aumentar a base de assinantes de sua versão paga e expandir o uso e o acesso à sua loja de GPTs customizados.

Não por acaso, reforçando a “isca”, o comunicado da OpenAI sobre o acesso imediato ressalta que “há muitos benefícios em criar uma conta, incluindo a capacidade de salvar e revisar seu histórico de bate-papo, compartilhar bate-papos e desbloquear recursos adicionais, como conversas de voz e instruções personalizadas”.

O ChatGPT virou site de busca?

Eu realmente acredito que o acesso sem inscrição seja uma ação para atrair novos assinantes grátis ou pagos. A liderança em acessos é relevante, mas alguém tem que pagar a conta, além de abrir a possibilidade dos GPTs se tornarem plataformas de comunicação e interação de negócios com clientes.

Mas depois de ler o comunicado, caiu a ficha: Sem pedir login, o ChatGPT se transforma num site de busca e concorrente [mais diretamente] com o rival Google e o parceiro Bing.

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O uso da palavra “instantaneamente” usado com destaque no comunicado da OpenAI é um indicativo disso. E tem mais: em meados de fevereiro circularam rumores de que a OpenAI, com apoio da Microsoft, estaria desenvolvendo um concorrente para enfrentar o Google no mercado de buscas.

Uma reportagem do The Information dizia que “ainda não está claro se o serviço seria integrado ao ChatGPT ou lançado de forma independente. A OpenAI não se pronunciou sobre o assunto”.

Se o ChatGPT sem inscrição é o projeto de buscador da OpenAI, palmas. É aquela solução “óbvia”, tipo “liga a gás que o fogo acende”. E, numa estratégia de marketing, é sempre melhor acrescentar algo novo numa marca consolidada do que partir para a criação de um novo produto.

Por outro lado, a OpenAI, mesmo não dizendo que a ideia de não ter inscrição seja essa, a “jogada” posicionaria o ChatGPT como um Google, um buscador, uma confusão quando a IA foi lançada.

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O ChatGPT nunca foi, na minha visão, um site de busca por causa do modo de interação, da forma como os resultados apresentados e das características de assistente pessoal.

Ao mesmo tempo, o impacto do ChatGPT, puxando o mercado de Inteligência Artificial, fez até o Google mudar sua busca e incluir resultados gerados por IA generativa nas buscas. E ainda que o ChatGPT sem inscrição seja apenas uma ação da ferramenta e não o buscador especulado, a mudança já aponta um caminho para tornar a IA da OpenAI ainda mais relevante e, principalmente, popular.

Pronto para trocar “dá um Google” por “pergunta pro ChatGPT”?

(*) Alexandre Gonçalves é jornalista, fundador da agenteINFORMA – conteúdo e produtos digitais, e desde março de 2023 edita a newsletter agenteGPT, onde compartilha insights e sua experiência de usuário do ChatGPT.

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