Água na Lua? Sonda chinesa Chang'e-5 revela vestígios em solo lunar

Pesquisa encontrou moléculas de água na forma de sais hidratados

24 jul 2024 - 10h17
Mineral coletado das amostras contém vestígios de água
Mineral coletado das amostras contém vestígios de água
Foto: Domínio Público

Uma nova pesquisa, publicada na revista Nature Astronomy, revelou vestígios de água em amostras do solo lunar coletadas pela sonda chinesa Chang'e-5. A descoberta representa um marco importante na exploração espacial e abre novas portas para a compreensão da história da Lua.

As amostras, coletadas em 2020, revelaram a presença de moléculas de água na forma de sais hidratados. De acordo com cientistas do Laboratório Nacional de Física da Matéria Condensada de Pequim e do Instituto de Física da Academia Chinesa de Ciências (CAS), isso sugere que a água pode persistir em áreas iluminadas pelo Sol, contrariando a crença anterior de que ela só existia em regiões escuras e frias.

Publicidade

O achado confirma a presença de água em latitudes lunares mais altas (região perto dos polos) do que se pensava anteriormente, além de revelar detalhes sobre como a água se comporta na superfície lunar. 

Já era confirmado pela Nasa, a presença de água na Lua desde 2020. No entanto, as amostras da Chang'e-5 revelam detalhes inéditos do elemento.

A missão

A Chang'e-5 foi a primeira missão espacial a coletar amostras da Lua em 44 anos. A missão faz parte do ambicioso programa espacial da China, que visa alcançar as potências espaciais tradicionais, Estados Unidos e Rússia. 

O país já construiu uma estação espacial e enviou astronautas à órbita, e planeja enviar uma missão tripulada à Lua até 2030. Além disso, um plano ambicioso dos chineses é construir uma base lunar no futuro.

Publicidade
Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações