Em meio às crescentes preocupações com ovnis na América do Norte e mesmo em relatos na China, a Força Aérea do Uruguai relatou, no sábado (11), que abrirá investigações sobre objetos não identificados sobrevoando o céu do país.
O comunicado foi emitido na rede social da autoridade, após relatos de moradores que filmaram imagens não comuns de luzes no céu das Termas de Almirón, próximo à cidade de Paysandú.
“Diante das denúncias recebidas sobre o avistamento de lampejos no céu em Termas de Almirón, departamento de Paysandú, foi ordenada a intervenção da CRIDOVNI (Comissão de Recepção e Investigação de Denúncias de Objetos Voadores Não Identificados)”, diz o tuíte.
Ante las denuncias recibidas sobre el avistamiento de luces intermitentes en el cielo en las Termas de Almirón, departamento de Paysandú, se ha dispuesto la intervención de la CRIDOVNI (Comisión Receptora e Investigadora de Denuncias de Objetos Voladores No Identificados). pic.twitter.com/7nzbv8qxwf
— Fuerza Aérea Uruguaya (@Fuerza_aerea_uy) February 11, 2023
O comunicado acontece após relato de ao menos 20 pessoas, que afirmam terem visto as tais luzes no céu.
🇺🇾| La Fuerza Aérea Uruguaya anunció llevará a cabo una investigación para esclarecer la situación sobre una “avistamiento de luces intermitentes” rojas en el cielo desde el departamento de Paysandú. #OVNIS #Uruguay #extraterrestres pic.twitter.com/3A08sV95Dl
— Alejandro Fonseca Eserski (@alefonese) February 12, 2023
Así captaron el Objeto Volador No Identificado en la zona de Dolores #Uruguay al amanecer de hoy Domingo. La fuerza aérea de ese país ya investiga los hechos.
📹cortesía @Sebavera83Vera pic.twitter.com/bPi4rKIcYO
— Nelson Valdez (@nelvaldez) February 12, 2023
O diretor de Relações Públicas da Força Aérea Uruguaia, Marcelo Lorenze, disse ao El País que os investigadores chegaram ao local para colher informações e falar com testemunhas. A autoridade informou ainda que uma divisão já foi acionada para apurar os fatos.
Outros casos
Os governos dos Estados Unidos, Canadá e China acenderam, nos últimos dias, alertas sobre o que podem ser ovnis sobrevoando o espaço aéreo desses países. Desde a sexta-feira (10), quatro deles foram identificados e abatidos na América do Norte.
A China, por outro lado, afirma que desde o ano passado pelo menos dez ovnis foram avistados no céu do país e acusam os EUA de espionagem.