Alerta de temporal: saiba como proteger seus eletrônicos de raios

Saiba medidas importantes para não perder os aparelhos para as descargas elétricas, mais frequentes no verão

18 out 2024 - 10h32
(atualizado às 10h32)
Resumo
Chuvas intensas e raios no Brasil, cuidados com eletrônicos
Descarga elétrica dos raios é de 2.000 vezes maior do que a energia que circula nas tomadas
Descarga elétrica dos raios é de 2.000 vezes maior do que a energia que circula nas tomadas
Foto: sethink / Pixabay

As chuvas poderão ser intensas neste fim de semana em várias cidades do Brasil. Em alguns casos, elas também são acompanhadas de raios. Com isso, preciso ter cuidado redobrado, pois eles podem fazer as redes elétricas sofrerem oscilações ou blecautes. 

A cidade de São Paulo deve enfrentar mau tempo a partir desta sexta-feira, 18, segundo previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo. A Defesa Civil também emitiu um alerta de risco meteorológico para os próximos dias, até o domingo, 20. O volume de chuvas pode chegar a 95 mm na Grande São Paulo.

Publicidade

Toda essa situação instável pode diminuir a vida útil de eletrônicos plugados na tomada ou até mesmo chegar a queimá-los. De acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Brasil é o país com a maior incidência de raios do mundo. 

Normalmente, eles são rápidos, durando menos de um segundo, e sua descarga elétrica é de 2.000 vezes maior do que a energia que circula nas tomadas. Veja o que fazer quando o céu se iluminar com esse fenômeno:

Retire os equipamentos da tomada

Essa dica é a mais simples, mas também efetiva. Se você não sabe se a sua residência conta com proteção elétrica, a opção mais segura é retirar os equipamentos da tomada ao notar a presença de raios em um temporal.

A descarga liberada pelo raio pode chegar até a fiação da sua residência. Porém, é importante lembrar que redes de telefone e de internet também conduzem energia. 

Publicidade

Instale um dispositivo de proteção contra surtos (DPS)

Os DPSs são aparelhos capazes de proteger a rede elétrica e eletroeletrônica de variações de tensões e raios. Eles podem detectar anomalias na energia e desviar o pulso por meio do sistema de aterramento. Quando se tem um aparelho assim, não é necessário desligar tomadas na hora dos raios.

Modelo de DPS, normalmente instalado no painél de distribuição elétrica da residência
Foto: Reprodução

Normalmente, os DPSs são instalados no quadro de distribuição da casa e são semelhantes a um disjuntor. Para cada residência, a quantidade necessária varia. Porém, existe a opção de usar um modelo de uso individual ou portátil, que também protege geladeiras e freezers além de notebooks, TV etc. A desvantagem é que você vai precisar de um desses para cada aparelho.

Faça o aterramento da rede elétrica

Um aterramento é uma medida que faz com que uma descarga elétrica seja desviada para o subsolo para reduzir os danos nos aparelhos. É uma longa barra de cobre enterrada verticalmente a partir de onde saem todos os fios-terra. É claro que a melhor opção é usá-lo concomitantemente ao DPS, mas o mínimo é fazê-lo individualmente.

Ele precisa ser corretamente instalado e calculado junto a um eletricista, sempre considerando a quantidade de cargas usadas na rede. Para funcionar, o aterramento deve ser usado na instalação das tomadas. O padrão atualmente é o dos três pinos, sendo o do meio o que está conectado como fio terra.

Publicidade
Chuveiro elétrico não é melhor opção para quando houver raios no céu
Foto: günther / Pixabay

Evite usar chuveiro ou torneira elétrica

Na hora da chuva, pode dar vontade de ir tomar um banho quentinho, mas isso não é o mais recomendado para evitar descargas. Os chuveiros elétricos são perigosos por conta dos seus canos de metal, que permitem a passagem da corrente.

Use estabilizadores elétricos

Uma última dica para evitar consequências negativas dos raios é instalar estabilizadores, que eliminam impurezas e irregularidades na rede. Além de proteger contra distúrbios elétricos, eles servem como uma fonte de energia alternativa no caso de falhas ou blecautes.

Fonte: Redação Byte
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se