O Renault 5 Turbo 2 é, sem dúvidas, um dos carros mais lendários da empresa francesa. Aliás, o "bundudo", como é apelidado, terá uma versão brutal totalmente elétrica para celebrar o modelo e dar um tempero extra a um dos carros em que a Renault mais depositou expectativas para os próximos anos.
Esta versão do Renault 5 ficou marcada para sempre por suas enormes entradas de ar traseiras que davam ao utilitário um visual de carro de rua trazido diretamente do rali. E foi justamente essa sua origem: para competir no Campeonato Mundial de Rali, a Renault teve que homologar um número mínimo de unidades para as ruas e optou por posicioná-lo como um produto realmente exclusivo.
Nesta segunda versão, porém, a fabricante optou por "racionalizar" alguns detalhes no interior, como eliminar os bancos tipo concha ou não dar continuidade ao painel quadrado dos anos 80.
Mas o que realmente se destacou no Renault 5 Turbo 2 foi uma configuração muito agressiva, com um motor 1.4 de quatro cilindros e 160 cv, com 220 Nm de torque que lança sua potência diretamente para o eixo traseiro. O ajuste da Renault Sport transformou o carro em um esportivo radical que entregava potência de uma forma realmente abrupta.
"Você vê o sorriso absolutamente louco no meu rosto?", perguntou Sergio Álvarez em seu teste para o Diariomotor, que explica maravilhosamente como deve ser estar a bordo de um Renault 5 Turbo 2.
Grande parte desse sorriso foi devido, claro, ao motor turbo. Ele dispara acima de 3.000 ...
Matérias relacionadas
Elon Musk quer troca de reféns: os EUA permitem que o TikTok opere... e a China legaliza o X
A Arábia Saudita está desperdiçando tanto dinheiro no The Line que entrou em déficit