A Amazon está trabalhando em um novo chatbot, segundo a Business Insider. O jornal reportou que o projeto, com codinome "Metis", será alimentado por um novo modelo de inteligência artificial (IA) chamado Olympus.
A companhia já tinha lançado o Titan, outro modelo de IA.
A novidade para essa inteligência artificial é que a empresa estaria utilizando uma outra abordagem, mais conhecida como Geração Aumentada por Recuperação (RAG, na sigla em inglês).
De acordo com uma postagem no blog da Amazon Web Services, o RAG "direciona o Grande Modelo de Linguagem (LLM) a recuperar dados relevantes, provenientes de fontes de conhecimento confiáveis e previamente definidas. Dessa maneira, as organizações ganham mais controle sobre o texto gerado e os usuários entendem melhor sobre o processo de geração de respostas do LLM".
O RAG permite que o modelo de IA consiga resgatar informações que não estavam no seu banco de dados previamente treinado, de forma confiável, antes de gerar uma resposta.
Ou seja, o banco de dados do modelo pode ser atualizado sem precisar de um outro treino, o que pode levar a respostas mais precisas e atualizadas, em teoria.
A reportagem do Business Insider também pontua que o CEO da Amazon, Andy Jassy, e Rohit Prasad, cientista-chefe da equipe AGI e vice-presidente sênior, estão diretamente envolvidos no desenvolvimento do Metis.
Os rumores apontam que a Amazon planeja lançar o Metis em setembro, durante o período em que faz seu evento de lançamento de produtos.
Porém, fontes disseram ao jornal que, "tecnicamente, funcionará, eu acho, mas a questão é se já é tarde demais", referenciando o fato de que a empresa está atrás na corrida da inteligência artificial, uma vez que o Titan não é tão poderoso quanto seus concorrentes (como o ChatGPT e o Gemini).