A Amazon.com teve resultado acima do esperado no terceiro trimestre, ajudada por vendas maiores em suas operações de varejo, segundo balanço divulgado na noite de quinta-feira.
A empresa afirmou na noite da véspera que espera resultados saudáveis no último trimestre do ano, o mais movimentado do setor de varejo, apoiada em prazos menores de entregas e alterações em sua política de estoques de produtos de preços menores.
A previsão otimista de desempenho no quarto trimestre sinaliza uma temporada de compras de fim de ano melhor do que a esperada, uma vez que o varejo norte-americano vinha se preparando para o ritmo mais lento de crescimento de vendas no período em seis anos.
Há três meses, os executivos da Amazon alertaram que os consumidores estavam "cautelosos com seus gastos" e buscando opções mais baratas.
A Amazon relatou uma melhoria de 7% nas vendas no varejo no trimestre encerrado em 30 de setembro, para 61,41 bilhões de dólares.
"O item mais notável no resultado da Amazon foi a surpreendente melhoria nas margens", disse Gil Luria, chefe de pesquisa de tecnologia da D.A. Davidson. "Os investidores estavam preocupados com a capacidade do negócio de varejo de manter as margens e a Amazon foi capaz de realmente aumentá-las."
A margem operacional dos negócios internacionais da Amazon saltou de 0,9% no segundo trimestre para 3,6% no terceiro trimestre. A margem da América do Norte subiu para 5,9%, de 5,6% no trimestre anterior.
A empresa enfrenta uma concorrência cada vez maior de varejistas de descontos, como a Shein e a Temu, que vendem uma ampla gama de produtos a preços reduzidos enviados diretamente da China.
Assim como seus pares do setor de tecnologia, a Amazon disse que prevê maior investimento em um futuro próximo em inteligência artificial. O presidente-executivo, Andy Jassy, chamou a IA de "talvez uma oportunidade única na vida" e que "estamos buscando-a agressivamente".
O mercado espera que o investimento da Amazon cresça para cerca de 75 bilhões de dólares este ano, em comparação com os 48,4 bilhões do ano passado. Jassy disse que a Amazon deve aumentar esse número em 2025.
A Amazon Web Services, o negócio de nuvem da empresa, registrou um aumento de 19% na receita, para 27,5 bilhões de dólares, em linha com as estimativas, de acordo com dados da Lseg. O desempenho marcou o ritmo de crescimento mais rápido em sete trimestres para a AWS, que responde por cerca de dois terços da receita da Amazon.
A Amazon teve receita total de 158,9 bilhões de dólares no terceiro trimestre, em comparação com a estimativa média dos analistas de 157,20 bilhões.
O lucro líquido foi de 15,3 bilhões de dólares, um aumento de 55% em relação há um ano antes. Por ação, o lucro da Amazon foi equivalente a 1,43 dólar, superando a expectativa média do mercado de 1,14.