Apagão cibernético: como consertar a 'tela azul da morte' no seu computador

Uma pane que prejudicou empresas em todo o mundo transformou muitos computadores da Microsoft em tijolos durante a madrugada desta sexta

20 jul 2024 - 09h10
(atualizado às 10h01)
Imagem conhecida como "tela azul da morte" que afetou diversos usuários de Windows nesta sexta-feira
Imagem conhecida como "tela azul da morte" que afetou diversos usuários de Windows nesta sexta-feira
Foto: Imagem/ Divulgação / Estadão

Nesta sexta-feira, 19, um problema com o Windows, da Microsoft, gerou panes generalizadas que afetaram hospitais, companhias aéreas, serviços de emergência e pessoas em casa. O apagão cibernético, causado por um problema técnico com o software de segurança cibernética da CrowdStrike, envia os usuários para a famosa "tela azul da morte", dizendo que o computador tem de ser reiniciado.

No entanto, reiniciar a máquina pode não resolver o problema, segundo os usuários. No Reddit, profissionais de TI discutiram o grande alcance da interrupção desta sexta-feira, que pode ser a maior da história da computação.

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A CrowdStrike pode resolver o problema remotamente?

Não necessariamente. A CrowdStrike já ajustou a atualização que causou a pane. Isso significa que os computadores que ainda não baixaram o software não irão falhar.

Mas as máquinas já afetadas pelo problema ficam presas em um ciclo em que continuam reiniciando, tornando mais difícil atualizá-las à distância. É possível que a CrowdStrike ou outra entidade encontre uma forma de automatizar o processo de resolução do problema, o que poderá facilitar a resolução da questão por parte do utilizador ou do seu empregador.

George Kurtz, CEO da CrowdStrike, disse numa entrevista ao programa "Today" que a atualização tinha conseguido chegar em alguns computadores enquanto estavam reiniciando, fazendo com que recebessem a correção automaticamente. No entanto, muitos computadores continuam offline e terão que ser corrigidos manualmente.

O que a Microsoft e a CrowdStrike dizem sobre a pane?

Em uma postagem no X, Satya Nadella, presidente-executivo da Microsoft, disse: "Estamos cientes desse problema e estamos trabalhando em estreita colaboração com a CrowdStrike e com toda a indústria para fornecer aos clientes orientação técnica e suporte para trazer seus sistemas de volta online com segurança."

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Numa declaração separada, a Microsoft recomendou que clientes contatem a CrowdStrike. A CrowdStrike aconselhou que quaisquer comunicações sejam através dos canais oficiais.

"Entendemos a gravidade da situação e lamentamos profundamente a inconveniência e a interrupção", disse Kurtz em um comunicado. "Estamos trabalhando com todos os clientes afetados para garantir que os sistemas sejam repostos e que possam prestar os serviços com que os seus clientes contam." / COM INFORMAÇÕES DE 'THE NEW YORK TIMES' E 'THE WASHIGNTON POST'

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