O presidente da empresa global de segurança cibernética CrowdStrike, George Kurtz, declarou na manhã desta sexta-feira, 19, que computadores afetados por um apagão ao redor do mundo foram impactados por uma falha no sistema da companhia.
Segundo Kurtz, a interrupção nos serviços não foi um “incidente de segurança ou ataque cibernético”. Mas, na publicação em sua conta do X (antigo Twitter), ele diz que os clientes foram afetados por um defeito em uma atualização de conteúdo.
Veja abaixo o comunicado completo:
"A CrowdStrike está trabalhando ativamente com clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Windows. Os hosts Mac e Linux não são afetados. Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada. Indicamos aos clientes o portal de suporte para obter as atualizações mais recentes e continuaremos a fornecer atualizações completas e contínuas em nosso site. Recomendamos ainda que as organizações garantam a comunicação com os representantes da CrowdStrike por meio de canais oficiais. Nossa equipe está totalmente mobilizada para garantir a segurança e estabilidade dos clientes CrowdStrike", escreveu.
CrowdStrike is actively working with customers impacted by a defect found in a single content update for Windows hosts. Mac and Linux hosts are not impacted. This is not a security incident or cyberattack. The issue has been identified, isolated and a fix has been deployed. We…
— George Kurtz (@George_Kurtz) July 19, 2024
A empresa ainda gravou uma mensagem telefônica dizendo estar ciente dos relatos das falhas em seu sistema. De acordo com a Reuters, a mensagem diz: "Obrigado por entrar em contato com o suporte da Crowdstrike. Nós estamos cientes dos relatos de falhas."
Ainda de acordo com a Reuters, o problema técnico acontece principalmente na ferramenta de segurança da companhia chamada Falcon, que é utilizada para detectar e monitorar possíveis invasões de hackers.
Problemas na Microsoft
À Reuters, a Microsoft também informou estar investigando um problema que impactaria aplicativos e serviços do Microsoft 365. Microsoft Teams e PowerBI podem ter sofrido com impactos da falha. "Estamos monitorando de perto nossos dados para tentar mitigar os problemas", diz o comunicado.