Uma empresa alemã lançou o primeiro aplicativo para Google Glass capaz de detectar emoções das pessoas em tempo real, o Shore. O app funciona com a câmera do gadget reconhecendo os gestos faciais de uma ou mais pessoas como: nervoso, feliz, triste ou surpreso.
O nome Shore significa “reconhecedor de objeto sofisticado em alta velocidade” (em inglês “Sophisticated High-speed Object Recognition”) e mostra as informações ao usuário por meio do monitor do Google Glass, o Glass CPU – como nas séries de filmes do “Robocop” e “Exterminador do Futuro”.
A Fraunhofer, companhia criadora da ferramenta, explica que a identidade da pessoa analisada pelo aplicativo não é verificada.
O app ainda consegue indicar o gênero da pessoa (masculino ou feminino) e a média de idade.
A proposta da empresa é que o Shore não seja usado apenas como "brinquedo" de usuários do Glass, mas também para reconhecer emoções de pessoas com deficiências, como por exemplo, portadores de autismo.
Foram testados o reconhecimento de 10 mil rostos.
Nos testes, a empresa promete 91,5% de detecção facial, 94,3% de detecção de gênero e 6,85% de erro absoluto anual para estimar a idade.
Confira tipos de selfie e veja em qual você se encaixa