Nada como meditar em uma ilha deserta contemplando a natureza, certo? E se esse ambiente fosse virtual, você acha que teria o mesmo efeito? Essa é a proposta do aplicativo Tomo, que leva seus usuários a um retiro em uma ilha virtual, recebidos por um guia de avatar gerado por inteligência artificial.
A iniciativa vem da parceria entre o aplicativo da Replika e o aplicativo de namoro AI Blush, que juntos colocaram a IA generativa em terapia de texto e meditações guiadas.
Bizarro ou o futuro? A inteligência artificial leva o nome do aplicativo:Tomo. A ferramenta oferece programas para ajudar as pessoas a explorar o crescimento pessoal, o bem-estar mental e a atingir a autorrealização.
Também oferece meditação guiada, ioga, aulas de afirmação e psicoterapia. Embora especialistas alertam que a inteligência artificial não é capaz de entender e satisfazer necessidades humanas complexas.
“Trabalhamos com treinadores e psicólogos para desenhar os programas do Tomo. Nós nos concentramos nos problemas mais comuns, mas também pensamos no que funcionaria melhor com IA conversacional”, disse Eugenia Kuyda, fundadora e CEO da Replika, em comunicado.
O aplicativo está disponível para iPhone pela loja da Apple iOS. Uma versão Android será lançada ainda este ano.