A Tesla deve iniciar as entregas de sua picape elétrica Cybertruck nesta quinta-feira, após longo adiamento, depois que o presidente-executivo da montadora, Elon Musk, moderou as expectativas dos investidores, citando problemas no aumento da produção do que ele chamou de produto "radical".
O Cybertruck, o primeiro novo modelo da Tesla em quase quatro anos, é fundamental para a reputação da empresa como fabricante de veículos inovadores, bem como para gerar vendas, embora não na medida dos Modelos 3 e Y, em um momento de diminuição na procura por veículos elétricos e aumento da concorrência.
"Cavamos nossa própria cova com o Cybertruck", disse Musk no mês passado, alertando que levaria de 12 a 18 meses para tornar o veículo um contribuidor significativo para o fluxo de caixa.
Espera-se que o preço do veículo seja revelado em um evento programado para começar às 17h (horário de Brasília). Depois de dizer em 2019 que o preço da picape seria de 40 mil dólares, Musk não apresentou um preço atualizado, apesar do aumento dos custos das matérias-primas.
Antes do lançamento, Musk chamou a atenção da mídia para um assunto diferente, dando uma entrevista repleta de palavrões ao New York Times na quarta-feira. Ele amaldiçoou os anunciantes que abandonaram sua plataforma de mídia social X, anteriormente conhecida como Twitter, por causa de comentários antissemitas.
Ele também disse que os clientes que não gostavam dele deveriam julgar seus produtos pela qualidade, incluindo os veículos elétricos da Tesla.
O bilionário afirmou que a Tesla provavelmente atingirá uma taxa de produção de cerca de 250.000 Cybertrucks por ano em 2025. A Tesla enfrentou "enormes desafios para atingir o volume de produção" com o Cybertruck por causa de sua nova tecnologia e design, disse Musk.
O novo material da carroceria e o estilo não convencional e futurista do Cybertruck adicionam complexidade e custos à produção e ameaçam afastar os compradores tradicionais de picapes que se concentram na utilidade, dizem os especialistas.
O Cybertruck, que está com dois anos de atraso, entra em um mercado aquecido e altamente lucrativo de picapes para competir com a F150 Lightning, da Ford, a R1T, da Rivian Automotive e a Hummer EV, da GeneralMotors'.
O R1T tem preço inicial de 73 mil dólares, enquanto o F-150 Lightning da Ford custa cerca de 50 mil dólares.
Seth Goldstein, estrategista de ações da Morningstar, disse que espera que o preço do Cybertruck esteja entre 50 mil e 70 mil dólares.