A Apple está em negociações para formar uma parceria e integrar o Gemini, modelo de inteligência artificial (IA) do Google, em futuras funcionalidades do iPhone, segundo informações divulgadas pela Bloomberg.
A colaboração visaria incorporar IA no sistema iOS, com atualizações previstas para o final deste ano. O movimento surge enquanto a Apple enfrenta a pressão de acompanhar os avanços de concorrentes como OpenAI, Microsoft, Anthropic e o próprio Google.
Além disso, a empresa também manteve discussões com a OpenAI para potencialmente usar modelos GPT, segundo a Bloomberg.
Em fevereiro, o CEO da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa implementará funcionalidades baseadas em IA genérica “ainda este ano”.
A Apple já pode utilizar seus próprios modelos para algumas funcionalidades nos dispositivos no próximo update do software iOS 18, mas especula-se que a colaboração com fornecedores externos será essencial para casos mais complexos, como criação de imagens e assistência na escrita.
O Google, por outro lado, já tem parceria firmada com a Samsung para introduzir funcionalidades de IA alimentadas por Gemini na série Galaxy S24, além de incoroprar em sua própria série de telefones Pixel.
A dona do maior buscador da internet teve, entretanto, que pausar sua funcionalidade de geração de imagens no Gemini após o modelo gerar imagens com imprecisões históricas.