Apple está desenvolvendo robôs domésticos após fiasco com carros autônomos, diz site

Robô de inteligência artificial da gigante de tecnologia seguiria os donos pela casa

5 abr 2024 - 16h16
Resumo
A Apple teria desistido de criar seu veículo autônomo e, segundo rumores, passou a focar em robôs domésticos, explorando também possíveis dispositivos de mesa com telas controladas por robótica.
Rumores sugerem que a gigante de tecnologia está focando em desenvolver robôs para casa após o fracasso com veículos autônomos
Rumores sugerem que a gigante de tecnologia está focando em desenvolver robôs para casa após o fracasso com veículos autônomos
Foto: Forbes

Parece que a Apple desistiu de criar seu próprio veículo autônomo e agora, de acordo com reportagem da Futurism, o foco passou a ser nos robôs domésticos. 

Ainda sem confirmações a respeito, a informação que se passa na indústria é que o desenvolvimento está nos estágios iniciais, mas o robô seguiria o seu dono pela casa inteira, sem indicação de um porquê oficial. 

Publicidade

Porém, Mark Gurman, um jornalista insider da Apple, acredita que seria para colaborar nas tarefas domésticas. John Giannandrea, vice-presidente sênior de aprendizado de máquina e estratégia de inteligência artificial da Apple, estaria – supostamente – liderando o desenvolvimento.

Informações relatadas à Bloomberg apontam que os engenheiros da Apple estão em conversas sigilosas a respeito da construção de um chamado "robô móvel" como um de seus "próximos grandes projetos".

Atualmente, o desenvolvimento do projeto ainda é um mistério. O que se sabe é que os engenheiros da empresa estão sendo pressionados para identificar novas fontes de receita após os fracassos do projeto da Apple de carros elétricos.

O New York Times reportou no início do ano que, de acordo com informantes, o projeto foi "descartado e reiniciado" diversas vezes em meio a discussões do rumo que tomaria. Assim, não seria difícil imaginar que o novo projeto com robôs domésticos aconteça após uma decepção dessas.

Publicidade

É estimado que a Apple tenha gastado US$ 10 bilhões (aproximadamente R$ 50 bi na cotação atual) no projeto. Sem resultados, engenheiros da companhia precisam descobrir uma forma de reparar essas perdas, e ao que parece, precisam fazer isso rapidamente. 

Também há relatos de que os engenheiros da empresa estão explorando a possibilidade de desenvolver um dispositivo de mesa com telas controladas por robótica. Contudo, é difícil conceber como seria essa tecnologia e o objetivo comercial dela. 

Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações