A Apple vendeu o maior número de celulares inteligentes no mundo no quarto trimestre, ultrapassando a Samsung Electronics pela primeira vez desde 2011, segundo a empresa de pesquisa de mercado Gartner.
A companhia americana vendeu 74.832 smartphones para usuários finais no mundo todo, à frente dos 73.032 telefones vendidos pela companhia sul-coreana, de acordo com o relatório da Gartner. O sucesso do iPhone 6 e 6 Plus impulsionaram as vendas da Apple em seu 1º trimestre encerrado em 27 de dezembro.
O lucro da Apple foi de US$ 18 bilhões no período, o maior já divulgado por uma companhia aberta, segundo o analista da S&P, Howard Silverblatt. As vendas de smartphones da Apple saltaram cerca de 49% no 4º trimestre, segundo a Gartner. Em comparação, a Samsung, que dominava o mercado desde 2011, registrou uma queda de quase 12%.
No mês de janeiro, a companhia sul-coreana contabilizou o quinto trimestre consecutivo de queda no lucro da divisão de telefones móveis.
"A Samsung continua a enfrentar dificuldades para controlar sua fatia em queda no mercado de smartphones, que atingiu pico no terceiro trimestre de 2013", disse o analista Anshul Gupta, da Gartner.
Além de perder fatia de mercado para os iPhones, a Samsung vem enfrentando empresa chinesas de baixo custo como a Xiaomi e a Huawei.
Comparativo de celulares: iPhone6, 5s, Galaxy S5, Moto X e outros
Conheça a trajetória do smartphone premium da Samsung