A Apple está trabalhando com a Broadcom para desenvolver seu primeiro chip de servidor projetado especialmente para o processamento de inteligência artificial, noticiou o site The Information nesta quarta-feira, citando fontes com conhecimento direto do assunto.
A medida alinharia a fabricante do iPhone com outras grandes empresas de tecnologia que têm desenvolvido seus próprios chips para alimentar serviços de IA e reduzir a dependência dos processadores da Nvidia, que são caros e escassos.
O chip de IA da Apple tem o codinome interno de Baltra e a expectativa é que ele esteja pronto para produção em massa até 2026, segundo a reportagem.
Para fabricar o chip, a empresa planeja utilizar um dos processos de fabricação mais avançados da TSMC, conhecido como N3P, afirmou a matéria.
A Apple e a Broadcom não responderam de imediato aos pedidos de comentários da Reuters. As ações da Broadcom subiam 5% após a notícia.
No ano passado, a Apple assinou um acordo bilionário com a fabricante de chips para desenvolver componentes de radiofrequência 5G.
A Apple disse em junho em sua conferência anual de desenvolvedores que planeja usar seus próprios chips de servidor para ajudar a alimentar os recursos de IA em seus dispositivos.