A maior empresa de tecnologia da Europa, a fabricante de equipamentos para produção de chips ASML, disse nesta quinta-feira que espera que o crescimento das vendas seja em média de 8% a 14% nos próximos cinco anos, puxada pela forte demanda por aplicações de inteligência artificial.
A previsão, que analistas disseram ser tranquilizadora, veio em uma declaração antes do dia do investidor da empresa em Veldhoven, na Holanda, quando a companhia enfrentará perguntas sobre as perspectivas de vendas para a China depois que Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos.
"Esperamos que nossa capacidade de escalar a tecnologia EUV na próxima década (...) posicione bem a ASML para contribuir e alavancar a oportunidade da inteligência artificial", disse o presidente-executivo, Christophe Fouquet, referindo-se ao equipamento de fabricação de chips mais avançado da companhia.
A empresa previu uma receita de 44 bilhões a 60 bilhões de euros até 2030, e margens brutas entre 56% e 60%.
Fabricantes de chips, como a TSMC, de Taiwan, principal cliente da ASML e fabricamte de chips de IA para a Nvidia, usam as ferramentas EUV da ASML para criarem circuitos.
A empresa está proibida de vender seu equipamentos EUV e a maior parte de seus produtos de litografia DUV na China, após ondas de restrições dos governos dos EUA e da Holanda que começaram no primeiro mandato de Trump.
Em outubro, a ASML disse que esperava que as vendas na China caíssem para 20% das vendas totais, após uma contribuição de mais de 40% nos últimos seis trimestres.