Vídeos e imagens compartilhados nas redes sociais mostram o momento exato em que um raio atingiu a plataforma de lançamento quando um foguete SpaceX Falcon Heavy aguardava a decolagem na última quinta-feira, 27 de abril.
O lançamento do Falcon Heavy aconteceria no dia 30 de abril, mas teve que ser adiado porque o Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida, experimentou um clima chuvoso — sob alertas de relâmpagos e tornados.
Apesar disso, as câmeras localizadas ao redor da plataforma de lançamento conseguiram captar imagens de raios atingindo o mastro de proteção no topo da torre fixa baseada no Complexo de Lançamento 39A (LC-39A).
Last night’s storm in Florida produced hail, tornadoes, and lightning. Following this strike on the tower at 39A, teams performed additional checkouts of Falcon Heavy, the payloads, and ground support equipment pic.twitter.com/GZwCARaZTx
— SpaceX (@SpaceX) April 28, 2023
O mastro é projetado para desviar a carga elétrica do foguete na plataforma de lançamento e com segurança para o solo.
Em sua conta do Twitter, a SpaceX, do bilionário Elon Musk, afirmou no dia seguinte que a tempestade que produziu granizo, tornados e raios havia diminuído.
Segundo o tuíte, as equipes de engenheiros realizaram verificações adicionais do Falcon Heavy, das cargas úteis e do equipamento de apoio terrestre.
Here's a video of that lightning strike at the Falcon Heavy's launch pad. pic.twitter.com/YOe9a9AwQW
— Spaceflight Now (@SpaceflightNow) April 28, 2023