Um asteroide gigante, o 2006 WB, vai passar próximo à Terra nesta terça-feira (26), por volta das 15h (horário de Brasília). Durante o ponto de maior aproximação, o objeto espacial estará a cerca de 884 mil quilômetros do nosso planeta, distância equivalente a 2,3 vezes a média entre a Terra e a Lua.
A rocha, descoberta em 2006, tem entre 70 e 150 metros de diâmetro — para comparação, a estátua da Liberdade em Nova York mede 93 metros. Apesar de sua trajetória ser considerada curta em termos astronômicos, especialistas garantem que não há risco de impacto.
Segundo os astrônomos, a análise de dados coletados entre 2006 e 2014 foi fundamental para calcular a trajetória atual do asteroide e prever movimentos futuros. As conclusões indicam que ele não oferece qualquer ameaça de colisão, pelo menos pelos próximos 100 anos.
A passagem do 2006 WB reforça a importância do monitoramento contínuo de objetos próximos à Terra, garantindo a detecção antecipada de eventuais riscos espaciais.
Quais asteroides podem acabar com a vida humana?
A Nasa divulgou uma lista de asteroides que podem acabar com a vida na Terra. O documento tem 2.700 objetos, todos com mais deum milhão de diâmetro.
A agência espacial está monitorando esses objetos próximos para se preparar para qualquer impacto potencial.
A agência tem uma série de programas em andamento para desviar esses objetos de sua trajetória que são identificados como uma ameaça. “Estes asteroides representam uma ameaça real para a Terra”, disse Lindley Johnson, gerente do programa de defesa planetária da Nasa.
Segundo ele, a Nasa está trabalha “para melhorar nossa capacidade de detectar, rastrear e desviar esses objetos para proteger nosso planeta.” Confira a lista aqui.