Um asteroide provocou clarão em partes do Reino Unido e da França após entrar na atmosfera terrestre na madrugada desta segunda-feira (13), por volta da meia-noite do horário de Brasília.
O objeto, denominado Sar2667, foi descoberto apenas horas antes de entrar na Terra e explodir pelo Canal da Mancha, mas o astrofísico americano Mark Boslough afirmou ao portal Wales Online que é comum asteroides assim aparecerem várias vezes no ano.
Boslough também disse que essa foi a primeira vez na história que o fenômeno ocorre em área povoada e com antecedência suficiente para análise de dados – cerca de quatro horas.
O astrofotógrafo amador, Tom Williams, do Reino Unido, já tinha postado em seu perfil do Twitter um alerta sobre a chegada do asteroide. No post, que foi publicado por volta das 20h do horário de Brasília, ele diz que o fenômeno seria seguro e aconteceria por volta das 00h para o Brasil, o que corresponde a 3h no horário local.
🚨ATTENTION! A small asteroid is expected to safely impact the French-English channel in ~4 hours time, 03:00:03 UT tomorrow. Object size is around ~1 meter and should appear as bright as the Moon momentarily as it enters the atmosphere. Approx visibility circle posted below. 1/ pic.twitter.com/Ckh5OBsz4l
— Tom Williams (@tw__astro) February 12, 2023
"O tamanho do objeto é de cerca de um metro e deve aparecer tão brilhante quanto a Lua momentaneamente quando entra na atmosfera", afirma Williams.
Vários moradores registraram o momento e compartilharam as imagens do asteroide em suas redes sociais. Veja:
Asteroide Sar2667 rasga a atmosfera da Terra e ilumina o céu no norte da França nessa madrugada de segunda-feira!!! Ele foi descoberto horas antes da sua entrada pela atmosfera!!! pic.twitter.com/nn98P7oigu
— Sacani (Space Today) (@SpaceToday1) February 13, 2023
Paris 🇫🇷… Balloon, UFO, or meteor?
…meteor. pic.twitter.com/VQHFesdh1L
— Eric Feigl-Ding (@DrEricDing) February 13, 2023
A meteor lights up the sky over the English Channel
— Science girl (@gunsnrosesgirl3) February 13, 2023