Asteroide do tamanho de um estádio se aproxima da Terra neste sábado (29)

Chamado de 2024 MK, ele foi descoberto por cientistas pouco mais de uma semana atrás

28 jun 2024 - 14h33
Asteroide 'potencialmente perigoso' passa perto da Terra nesta sexta
Asteroide 'potencialmente perigoso' passa perto da Terra nesta sexta
Foto: Unsplash

O asteroide 2024 MK passa ao lado da Terra neste sábado (29), após ter sido descoberto por cientistas há aproximadamente uma semana.

O tamanho do asteroide é praticamente o tamanho de um estádio de futebol e será possível vê-lo com um binóculos simples, segundo a Nasa.

Publicidade

Ele possui um diâmetro de 120 a 260 metros e vai passar a 290 mil km da Terra, tão próximo quanto o nosso satélite natural. A Lua, no caso, está a cerca de 384,4 mil km.

O lado positivo, apesar da descoberta tardia dos cientistas, é que não há risco de colisão com a Terra, mas poderia causar danos intensos.

Qualquer objeto que cai na Terra e tenha mais de 20 metros já pode causar problemas no solo. O 2024 MK possui cerca de seis vezes esse tamanho.

Cortar o cabelo na lua cheia realmente funciona? Cortar o cabelo na lua cheia realmente funciona?

Publicidade

Dia do asteroide

O Dia do Asteroide é celebrado anualmente em 29 de junho, e por coincidência, será o mesmo dia que o 2024 MK passará próximo à Terra.

O dia marca o aniversário da maior colisão que um asteroide teve na Terra, em 1908, em Tunguska, na Sibéria. Por sorte, a região estava deserta, mas derrubou 80 milhões de árvores.

Porém, por uma questão de tempo (devido à rotação do planeta), o asteroide de 1908 quase acertou uma parte da Europa, numa região muito mais povoada do continente.

2 em 1

A semana se torna única, uma vez que não é só o 2024 MK que vai passar perto do planeta. O asteroide (415029) 2011 UL21, que tem 2,3 km de diâmetro, número cerca de 99% vezes maior de todos os objetos conhecidos que já se aproximaram da Terra, fez uma breve visita na quinta-feira (27).

Entretanto, ele não estava tão "colado" na Terra quando o 2024 MK. Do seu ponto mais rente à Terra, ele ainda estava 17 vezes mais distante do nosso planeta que a Lua.

Publicidade
Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações