Um enorme asteroide, chamado de 2011 UL21, passará muito próximo da Terra nesta quinta-feira, 27. O objeto classificado como "potencialmente perigoso" tem entre 1,7 e 3,9 km de diâmetro. A estimativa da Agência Especial Europeia é de 2,3 km de diâmetro.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Embora oficialmente visto como "de tamanho médio", o asteroide é maior que 99% de todos os já conhecidos. Segundo o Virtual Telescope Project, uma aproximação de um asteroide deste tamanho acontece em média a cada 10 anos.
Apesar da classificação dos astrônomos, o objeto não deve passar tão perto assim: no seu ponto mais próximo, ele estará a cerca de 6,6 milhões de quilômetros da Terra. Não há risco de colisão.
A passagem do objeto poderá ser acompanhada ao vivo, por meio de uma transmissão do Virtual Telescope Project, a partir das 16h, conforme horário de Brasília. No céu noturno, também será possível ver o asteroide com um bom telescópio.
No fim de semana, um outro asteroide também fará uma passagem pela Terra. Conhecido como 2024 MK, ele tem entre 130 e 280 metros de diâmetro e é apelidado de "assassino de cidades".
O 2024 MK passará a cerca de 296 mil km da Terra, distância considerada custa por especialistas. No entanto, não há nenhum risco de colisão. A maior aproximação acontecerá no sábado, dia 29 de junho.