Astronautas da NASA na Estação Espacial Internacional desejam um feliz Dia de Ação de Graças, expressando gratidão pela família e amigos.
Os quatro astronautas da NASA que residem atualmente na Estação Espacial Internacional (EEI) desejam a todos um feliz Dia de Ação de Graças. Nick Hague, Don Pettito, Suni Williams e Butch Wilmore enviaram um recado do Dia de Ação de Graças diretamente do seu posto orbital, conforme divulgado pela NASA na quarta-feira (27).
"Saudações da Estação Espacial Internacional!", disse Williams para abrir o vídeo de dois minutos. "Nossa equipe aqui em cima só queria dizer Feliz Ação de Graças a todos os nossos amigos e familiares que estão na Terra e a todos que estão nos apoiando."
"O Dia de Ação de Graças é tipicamente um feriado em que a família e os amigos se reúnem", disse o astronauta.
"Às vezes isso não pode acontecer — estar fisicamente perto um do outro — mas na era de hoje, você pode se conectar virtualmente com sua família e amigos”. Em seguida, Pettit falou, discutindo a separação que ele e seus colegas devem estar experimentando em dias como o de hoje.
No vídeo, os astronautas agradeceram por "nossa família, nossos amigos — aqueles que estão levantando orações por nós”. "Somos gratos por uma nação que é uma nação espacial, que nos deixa viver livres, dizer o que achamos importante, dizer e tantas outras coisas. Há muito pelo que ser grato nesta temporada.", adicionou Wilmore.
Williams, líder da missão atual da ISS, e Wilmore chegaram à estação em 6 de junho, durante o primeiro voo com tripulantes da nova cápsula Starliner da Boeing. A dupla estava prevista para permanecer no laboratório espacial por uma semana ou mais, porém problemas com os propulsores da Starliner estenderam sua estadia.
Finalmente, a Nasa optou por retornar a Starliner à Terra sem tripulação, o que ocorreu em setembro. Williams e Wilmore regressam ao lar em fevereiro, juntamente com Hague e o cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov, na cápsula SpaceX Crew Dragon. Hague e Gorbunov alcançaram a Estação Espacial Internacional no final de setembro, durante a missão Crew-9 da SpaceX.