Quando se acaba de jogar, o console é desligado. Isso, pelo menos, acontecia antes: há anos, os consoles permitem, assim como os computadores pessoais, suspender a sessão armazenando o ponto exato onde o jogo parou para poder retomá-lo depois nesse mesmo lugar. No entanto, um estudo recente da Sony sobre os hábitos de jogo de seus clientes no PlayStation 5 revelou algo curioso sobre o que eles fazem quando terminam de jogar.
Em uma entrevista para o GameFile, Gory Gasaway, vice-presidente de Produto, Jogo e Experiências do Jogador da Sony Interactive Entertainment, contou que esse modo de descanso, entre os jogadores americanos, é utilizado por apenas 50%. A outra metade dos usuários desliga completamente o console, o que foi uma surpresa para a Sony, que achava que "muito mais gente colocaria o console no modo de descanso em vez de desligá-lo completamente".
Gasaway também observou que, entre os jogadores dos EUA que desligam seus consoles, 50% acessam a página "Explorar" ao reiniciar.
Mudanças em cada região
É importante considerar um dado adicional nessa questão: existem regiões do mundo em que as interrupções de energia elétrica são frequentes e, para evitar danos ao hardware, os usuários preferem desligar o console. Isso pode ter distorcido parcialmente os resultados da pesquisa, já que, objetivamente, o Modo de Descanso oferece uma grande vantagem para o jogador: não só permite recuperar a sessão no ponto em que foi interrompida, mas também gera um baixo consumo de ...
Matérias relacionadas