Aves migratórias estão ameaçadas pelas luzes das cidades

Estima-se que quase um bilhão de pássaros colidam com edifícios nos Estados Unidos todos os anos.

4 dez 2023 - 15h29
Uma ferramenta pode fornecer previsões de migração e mapas em tempo real de radar meteorológico para que qualquer pessoa crie alertas para ser notificado quando pássaros estiverem voando perto de sua cidade.
Uma ferramenta pode fornecer previsões de migração e mapas em tempo real de radar meteorológico para que qualquer pessoa crie alertas para ser notificado quando pássaros estiverem voando perto de sua cidade.
Foto: Freepik

Um estudo publicado na revista Nature Communications, nesta segunda-feira (4), mostrou que a poluição luminosa é uma ameaça séria para as aves migratórias.

A pesquisa, conduzida por cientistas da Universidade Estadual do Colorado e da Universidade Estadual de Michigan, analisou dados de radar meteorológico para mapear a densidade da escalada de pássaros nos Estados Unidos e descobriu que a luz artificial é um indicador importante de onde as aves embarcaram.

Publicidade

Pássaros migram de centenas a milhares de quilômetros durante a noite, quando as temperaturas são mais baixas e as correntes de ar são mais adequadas. No entanto, a luz artificial das cidades pode confundí-los, levando-as a colidir com edifícios ou outras estruturas.

Poluição luminosa

O estudo descobriu que a poluição luminosa é o segundo preditor mais importante da densidade da escalada de pássaros nos Estados Unidos. O principal deles foi a elevação, que fornece contexto para onde os pássaros estão voando, mas não explica por que estão voando para lá.

As colisões de aves com edifícios são um problema comum, especialmente nas grandes cidades. Estima-se que quase um bilhão de pássaros colidam com edifícios nos Estados Unidos todos os anos.

Como ajudar as aves

Para ajudar a proteger as aves migratórias de tanta iluminação nas cidades, os cientistas recomendam que as cidades reduzam a quantidade de luz artificial emitida à noite. 

Publicidade

"A conscientização pública sobre os hábitos de migração das aves seria um bom ponto de partida para ajudar a protegê-las da poluição luminosa, disse autor principal Kyle Horton, professor assistente do Departamento de Peixes, Vida Selvagem e Biologia da Conservação da Universidade Estadual do Colorado.

Ferramentas como o BirdCast – um projeto colaborativo entre a CSU, o Cornell Lab of Ornithology e a Universidade de Massachusetts – podem ajudar. 

O BirdCast fornece previsões de migração e mapas em tempo real de radar meteorológico. Qualquer pessoa pode criar alertas para ser notificado quando pássaros estiverem voando perto de sua cidade. 

Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações