Observador amador captura imagens detalhadas do avião espacial chinês em sua terceira missão orbital, revelando características inéditas.
Um observador de satélites amador capturou novas imagens detalhadas do misterioso avião espacial chinês em sua terceira missão orbital. A nave por um foguete Long March 2F.
Felix Schöfbänker, um observador espacial veterano da Alta Áustria, mostrou características até então inéditas da aeronave, como painéis solares e um tamanho maior do que se imaginava anteriormente. As informações são do Space.com.
O veículo espacial chinês, lançado em 14 de dezembro de 2023, tem gerado interesse da comunidade espacial internacional devido à sua natureza secreta e às suas capacidades.
As novas imagens de Schöfbänker, obtidas com um telescópio de pouco mais de 35 centímetros (35,56 cm) e equipamentos de rastreamento de alta precisão, oferecem um vislumbre sem precedentes da tecnologia espacial chinesa.
Nave chinesa
A presença de dois painéis solares na parte traseira da aeronave sugere que o veículo pode gerar sua própria energia, aumentando sua autonomia e capacidade de realizar missões de longa duração.
Além disso, Schöfbänker disse à reportagem que as estimativas indicam que o avião espacial chinês pode ter cerca de 10 metros de comprimento, o que o torna maior do que o X-37B, o veículo espacial reutilizável da Força Espacial dos EUA.
A altitude orbital do avião espacial chinês de cerca de 350 quilômetros acima da superfície terrestre sugere que a missão possa estar entrando em sua fase final. Ainda assim, há cautela quando se trata do objetivo exato dessa missão — que continua sendo um mistério.
Contudo, o veículo da Força Área Espacial dos EUA (X-37B) quanto o o veículo espacial chinês, são frequentemente associados a testes de tecnologias avançadas, como propulsão, materiais e sistemas de comunicação.