Avião espacial da China libera mais um objeto na órbita da Terra

O avião espacial da China liberou um objeto na órbita da Terra. Não se sabe exatamente do que se trata, mas é possível que o objeto seja parte de algum teste

4 jun 2024 - 20h36
(atualizado às 22h54)

O avião espacial Shenlong, da China, liberou mais um objeto na órbita da Terra. É o que descobriu Jonathan McDowell, astrônomo do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian: segundo dados obtidos por ele, o objeto desconhecido parece ter sido liberado em 24 de maio. 

Foto: Boeing/US Space Force / Canaltech

"Este objeto pode ser uma implantação de um subsatélite, ou um pedaço de hardware liberado antes do fim de uma missão e desórbita", escreveu ele em uma publicação no X, o antigo Twitter. Ele acrescentou que, em seu primeiro voo, o avião espacial fez algo parecido.

Publicidade

Também é possível que a aeronave tenha liberado o objeto porque estava executando algum teste de manobras de aproximação e recaptura — se este for o caso, o procedimento é semelhante àquele feito pelo avião durante seu segundo voo.

No momento, o avião espacial reutilizável está em sua terceira missão. A China não divulgou muitas informações sobre os objetivos da vez, mas relatórios do lançamento sugerem que esta missão talvez seja focada na verificação de tecnologias reutilizáveis e experimentos científicos. 

É possível que o avião espacial da China seja parecido com o X-37B, dos EUA (Imagem: Reprodução/Boeing/US Space Force)
Foto: Canaltech

O veículo foi lançado por um foguete Long March 2F, que tem capacidade de levar pouco mais de oito toneladas métricas à órbita baixa da Terra. Isso sugere que o avião espacial da China pode ser parecido com o X-37B, da Força Aérea norte-americana.

O misterioso avião foi lançado pela primeira vez em 2020 e ficou no espaço por dois dias. Em 2022, a aeronave foi lançada novamente e passou 276 dias em órbita. Em ambas as ocasiões, houve a liberação de um objeto no espaço.

Publicidade

Fonte: Space.com

Trending no Canaltech:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se