Bactérias podem ser principal causa de alergia em crianças

Estudo identificou características do microbioma intestinal associadas ao desenvolvimento de doenças

29 ago 2023 - 15h59
(atualizado às 16h00)
Estudo acha origem comum em diferentes alergias infantis
Estudo acha origem comum em diferentes alergias infantis
Foto: Freepik

Uma nova pesquisa liderada por cientistas da Universidade da Colúmbia Britânica (UBC) em colaboração com o Hospital Infantil BC Children indica que diversas alergias infantis podem ter origem na comunidade de bactérias que habitam o intestino humano. O estudo foi publicado na Nature Communications nesta terça-feira (29).

O estudo identifica características do microbioma intestinal associadas ao desenvolvimento de quatro alergias comuns em crianças:

Publicidade
  • Eczema, que ataca a pele; 
  • Asma; 
  • Alergias alimentares;
  • Febre do feno, um tipo de rinite alérgica.

"São diagnósticos tecnicamente diferentes, cada um com sua própria lista de sintomas, então a maioria dos pesquisadores tende a estudá-los individualmente", diz Charisse Petersen, coautora principal do artigo. "Mas quando você observa o que está dando errado em um nível celular, eles têm muitas semelhanças."

Os pesquisadores examinaram avaliações clínicas de 1.115 crianças que foram acompanhadas desde o nascimento até os cinco anos de idade. Cerca de metade (523) não apresentou evidências de alergias em nenhum momento, enquanto o outro grupo (592) foi diagnosticado com um ou mais distúrbios alérgicos por um médico especialista.

Os pesquisadores avaliaram os microbiomas das crianças a partir de amostras de fezes coletadas em visitas clínicas aos três meses e um ano de idade e descobriram uma "assinatura bacteriana" associada ao desenvolvimento de qualquer uma das quatro alergias até os cinco anos de idade.

Por que algumas pessoas sentem mais calor? Por que algumas pessoas sentem mais calor?

Publicidade

"Normalmente, nosso corpo tolera milhões de bactérias que vivem em nosso intestino porque elas fazem muitas coisas boas para nossa saúde. Algumas maneiras pelas quais as toleramos são mantendo uma barreira forte entre elas e nossas células imunológicas e limitando os sinais inflamatórios que ativariam essas células imunológicas", diz Courtney Hoskinson, autora principal do artigo.

Os cientistas também descobriram que fatores como o uso de antibióticos no primeiro ano de vida têm mais probabilidade de resultar em distúrbios alérgicos posteriores, enquanto a amamentação nos primeiros seis meses é protetora.

Com a pesquisa, eles esperam aperfeiçoar tratamentos que corrijam uma microbiota intestinal desequilibrada e possam potencialmente prevenir o desenvolvimento de alergias.

Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações