A Bitstamp, uma das maiores plataformas de troca da moeda digital bitcoin, disse que suspendeu temporariamente o serviço após "algumas" de suas "carteiras operacionais terem sido comprometidas" no domingo, resultando na perda de cerca de 19 mil bitcoins.
A perda representa "uma pequena fração" de sua reserva total de bitcoins e a maioria foi mantida em sistemas seguros offline de armazenamento, segundo informação publicada pela Bitstamp em seu site nesta terça-feira.
Baseada na Eslovênia, a companhia não deu mais detalhes sobre a falha de segurança. No entanto, a Bitstamp disse nesta terça-feira que notificou todos os clientes após se tornar ciente da ocorrência, solicitando que eles não fizessem quaisquer depósitos em endereços para depósitos de bitcoins previamente emitidos.
"Gostaríamos de reafirmar a todos os clientes da Bitstamp que seus saldos anteriores à nossa suspensão temporária dos serviços não serão afetados e serão honrados plenamente", disse a plataforma.
A bitcoin, a mais conhecida moeda virtual, começou a circular em 2009. Diferente do dinheiro convencional, a bitcoin é gerada por computadores e é independente de controles ou apoios de governos.
Em fevereiro, a Bitstamp afirmara que desenvolvedores criaram uma solução para frustrar ciberataques contra sua plataforma depois que a Mt. Gox, que já foi a maior plataforma mundial de bitcoins, perdeu estimados US$ 650 milhões em bitcoins de clientes quando seu sistema de computadores foi hackeado.
Quiz: você é um internauta seguro? Faça o teste!