A BlackBerry anunciou um novo smartphone nesta terça-feira (03), direcionado para o mercado de aparelhos intermediários e batizado de BlackBerry Leap, que substituirá o aparelho Z3 lançado há um ano.
O movimento busca atrair compradores em certos mercados emergentes onde a BlackBerry ainda tem uma base grande de clientes.
A empresa canadense disse que o telefone, revelado no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, inicialmente chegará às lojas nos Estados Unidos e nos mercados europeus em torno de abril e terá um preço de cerca de US$ 275 (aproximadamente R$ 787).
Também foi informado que a Blackberry planeja lançar mais dois modelos ao longo dos próximos meses, ambos com teclado.
Um deles será um smartphone topo de linha com "uma tela sensível ao toque dual curve" e um teclado por trás de uma parte deslizante. Isso pode fazer referência ao tipo de tela curva que foi destaque no mais recente smartphone Galaxy, da Samsung.
A BlackBerry, cujos aparelhos outrora eram objeto de desejo para executivos e funcionários do governo por causa de seu pioneiro serviço de e-mail seguro, tem perdido mercado para a Apple, com o iPhone, e para rivais que executam o software Android, do Google.
Em uma tentativa de se manter relevante, a empresa tem dado foco no último ano ao seu negócio de software e a seus principais pontos fortes, como a segurança de dados. No entanto, a empresa ressaltou que continua comprometida com seu negócio de dispositivos.
Comparativo de celulares: iPhone6, 5s, Galaxy S5, Moto X e outros