A Blackstone, maior gestora de ativos alternativos do mundo, planeja investir 7,5 bilhões de euros (8,2 bilhões de dólares) para desenvolver centrais de processamento de dados em Aragão, na Espanha, impulsionando o status crescente da região como um importante centro de computação em nuvem na Europa.
O empresa norte-americana seguirá gigantes da tecnologia como Microsoft e Amazon ao escolher a capital regional Zaragoza, no nordeste da Espanha, onde até agora 19 projetos de data centers foram submetidos às autoridades locais para aprovação, disse um porta-voz do governo regional de Aragão nesta terça-feira.
A Blackstone desenvolverá os edifícios instalando equipamentos de refrigeração e conexões de cabos com o objetivo de alugá-los para empresas que instalarão servidores.
O governo regional de Aragão disse em junho que a Microsoft planejava investir 6,69 bilhões de euros em data centers na região e a unidade de computação em nuvem da Amazon, a AWS, disse em maio que investirá 15,7 bilhões de euros para construir suas próprias centrais de dados na região.