A Sony anunciou que está abandonando a produção de formatos físicos como Blu-Ray. Eles não são os únicos: a Panasonic deixou de fabricar discos e a Oppo parou de fazer dispositivos de reprodução, em 2018, bem como Samsung em 2019 e, no final do ano passado, a LG também. Podemos ser a favor ou contra os formatos físicos, considerá-los mais ou menos supérfluos, mas a posição da indústria é clara: os players vão se tornar cada vez mais escassos, e chegará um momento em que o formato, cada vez mais dedicado ao colecionismo, desaparecerá.
Não é definitivo, mas quase
Embora o passo da Sony seja mais radical, a LG deu uma nuance extra à sua decisão de parar de fabricar players: removeu a seção desses dispositivos de seu site, de acordo com a ArsTechnica, apesar da LG Korea não ter confirmado que a interrupção é permanente. Apesar disso, vão dar uma pausa na fabricação e venda de seus dispositivos, dos quais não lançam nenhum modelo novo desde 2018, com o UBk90 e o UBk80 sendo os últimos a serem atualizados.
Consoles não são mais o último refúgio
Além dessa crescente escassez de jogadores, os consoles não são mais aquele espaço seguro para os devotos do formato físico. Tanto o Xbox Series X e S quanto o Playstation 5 foram lançados com um leitor de Blu-Ray, mas logo surgiram opções sem unidade de disco. Já se passaram mais de quatro anos desde então, e a tendência está começando a soprar na direção oposta: o Playstation 5 Pro sai, por padrão, sem disco (que pode ser comprado de ...
Matérias relacionadas
Boa notícia pra quem não gosta de carro elétrico: os EUA também não gostam mais
Filosofia de Bill Gates: viver uma vida feliz e bem-sucedida se resume a três dicas simples